ourinhos-spOurinhos com todas as características dos municípios da zona pioneira e da fase econômica que se iniciou com o avanço de café para as novas terras de florestas derrubadas, na região às margens do Rio Paranapanema, pouco conhecida nos primeiros anos deste século. Com a presença de um elemento novo – o colono italiano – conseguiu-se uma rápida ocupação da terra, com a predominância da monocultura (café e algodão), integrando-se na vida econômica da monocultura e do Estado.

Conta sua história que Jacintho Ferreira de Sá vindo de Santa Cruz do Rio Pardo, adquiriu de Dona Escolástica Melcheret da Fonseca uma vasta gleba de terras, quase a totalidade do atual município, tendo loteado a parte central da cidade e doado terreno para a construção de um grupo escolar e de uma igreja. Em seguida, em 1.906 deu-se o início do povoado com reduzido número de casas. Em 1.908 foi criado o Posto da Estrada de Ferro, que foi 04 anos mais tarde transformado em estação. Dessa época em diante, teve um desenvolvimento condicionado à exuberância de suas terras e pela sua excelente condição geográfica.

Leia mais sobre a cidade

 

Turismo

Lagoa nova ourinhos

Localizado em um dos bairros mais nobres de Ourinhos, o Lago é privilegiado com o por conheca_ourinhos_foto_cfe96a6987359bd916a3c05d81bde5b1do sol mais bonito da cidade. O lago é ponto de encontro da família ourinhense que aos finais de semana vão até o lago para pescar, fazer uma bela caminhada e alimentar os patos e gansos que ali moram. O lugar é extremamente convidativo para realizar um delicioso piquenique com todos os amigos e familiares.

Leia mais 

FOTOS