As primeiras tentativas de colonização conhecidas datam do século XIX. Constitui-se um brasaodos primeiros polos de desenvolvimento agrícola do estado, e sua colonização foi realizada por fluminenses , paulistas e mineiro. Criado pela Lei n°522, de 2 de abril de 1900, o município recebeu inicialmente o nome de Nova Alcântara. Em 3 de março de 1903, todavia, pela Lei n°471, a cidade recebeu o nome de Jacarezinho.

Inicialmente, a economia da cidade girou em torno da produção agrícola. Houve a era do café, e posteriormente, a substituição do café pelas lavouras de cana-de-açúcar e pastagens. O incremento de novos produtos com cotação no mercado externo e interno como a soja, o algodão e o trigo vieram a partir da década de 70, sobretudo após a Geada Negra que atingiu o Norte-Pioneiro em julho de 1975. A dependência ao 1º setor persiste, e ainda hoje grande parte a economia gira em torno da agropecuária, mais precisamente, das usinas de cana-de-açúcar instaladas no município.

Leia mais sobre a cidade

Atrativo importante na cidade de Jacarezinho é a “Rota dofoto2 Rosário”, um roteiro turístico, composto por 6 igrejas mais o Santuário da Mãe Rainha. A Catedral Diocesana de Jacarezinho, localizada no centro da cidade, e concluída em meados do século passado, é extremamente procurada pelos visitantes, já que mantém características e traços da época em que foi obrada.

Mais sobre este ponto turístico

Turismo Esportivo/Ambiental
  • Monjolinho: bairro rural de Jacarezinho com geografia privilegiada, ideal para a prática do parapente. A cidade já recebeu etapas do campeonato brasileiro deste esporte.
  • Refúgio de Vida Silvestre de Jacarezinho, com trilhas para caminhada e espaço para almoço.

FOTOS